top of page

  Instrumentos      

Educação Musical

O Conservatório de Música Carlos Gomes iniciou suas atividades na área de educação musical na década de 40, quando instituiu o curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos de idade. A partir de 1990 foi implantado o curso de Musicalização Infantil, voltado para a faixa etária de cinco anos e, posteriormente, de quatro anos. Em 2004 passou a oferecer o curso de Musicalização para Educadores.
Atualmente, o setor é coordenado pela professora Natália Miranda Gama e é formado por corpo docente altamente qualificado, com vasta experiência na área da Educação Musical.
Todos os cursos oferecidos pelo setor estão fundamentados nos princípios pedagógicos de importantes educadores musicais, como: Carl Orff (valorização da expressão e criação); Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical); Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (considerar a música enquanto discurso); Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros.

Violão

As aulas de violão são desenvolvidas por professores que estão atuando no ramo de ensino musical há muitos anos e com isso desenvolveram muita experiência.

Tal experiência faz com que as aulas de violão sejam confortáveis e de fácil entendimento pelo aluno. Além do curso de violão completo e personalizado, abordando técnica, prática e teoria, fornecemos o material especializado e os professores também disponibilizam todo o suporte para a compra e manutenção do instrumento.

Violino/Viola

O diferencial do nosso curso é que o aluno também pode aprender a tocar temas ou melodias populares além do tradicional erudito. Entre os métodos utilizados no curso, os mais conhecidos são "All for strings", "Suzuki", "Schadieck", "Kayser op 20", "Sevcik" e "Kreutzer".

Os nossos professores também oferecem todo o suporte técnico para o aluno, tais como locais de manutenção e compra do instrumento e acessórios.

.

Bateria

As aulas são dinâmicas e personalizadas, atendendo exatamente ao gosto musical e respeitando o tempo de estudo disponibilizado por cada aluno. Se o aluno tiver uma boa disponibilidade para estudos diários, e estudar o conteúdo da aula de bateria durante a semana entre uma aula e outra, cada aula nova o professor terá um assunto diferente para trabalhar.

O aluno terá aulas práticas que poderão abordar técnicas de tais como paradiddle, single stroke, double stroke, rimshot, ghost notes, acentuações, aplicação dos rudimentos etc. Terá também a opção de utilizar diversos métodos para diferentes estilos de música. Métodos de rock, funk, samba, ritmos latinos, jazz etc.

.

Piano

Um dos mais tradicionais da instituição, o curso teve sua primeira classe de alunos formados no final da década de 50. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado pelo Conservatório. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o frequente ingresso nas principais Universidades Estaduais e Federais do país.
O curso está fundamentado em uma ampla visão do campo de atuação do pianista aliada a uma especialização suficiente, ou seja, prioriza a formação de um músico reflexivo e dinâmico, capaz de atender às demandas impostas pelas transformações econômicas, sociais e do mercado de trabalho atuando como solista, camerista, correpetidor e/ou participando de grupos de diversas formações como orquestras e bandas sinfônicas. Para tanto, o curso conta com um quadro de professores de excelência, que unem subsídios pedagógicos em constante atualização à experiência como intérpretes profissionais podendo gerir com criatividade e autonomia o processo de ensino-aprendizagem.
Durante o início de 2009, o curso passou por mudanças estruturais. O curso de piano regular tem seu conteúdo programático distribuído em 22 (dezoito) semestres, sendo que os oitos primeiros correspondem ao preliminar.

Sopros

A área de Sopros – Metais engloba os cursos de trompete, trompa, trombone, trombone baixo, eufônio e tuba, todos com duração de 14 semestres.
Ao ingressar nos cursos de instrumento, o aluno (que pode ser totalmente iniciante) terá acesso a um conteúdo programático fundamentado nas mais atuais metodologias internacionais de ensino instrumental e poderá vivenciar a música por meio de repertório abrangente e motivador.


A área mantém a tradição do Conservatório em oferecer a oportunidade àqueles que buscam as informações necessárias para tocar bem um instrumento de sopro.
Presente na instituição desde sua inauguração, este departamento se ocupa do ensino preparatório, básico, intermediário e avançado dos instrumentos que compõe as bandas e orquestras sinfônicas.


O ensino preparatório é destinado àqueles que não possuem qualquer conhecimento sobre o instrumento desejando obter o aprendizado inicial, com duração de dois semestres.
O ensino básico de quatro semestres de duração se ocupará em fornecer os fundamentos técnicos necessários para que o aluno possa controlar seu instrumento a fim de se desenvolver em qualquer estilo musical.


Desde a criação das áreas de música popular do Conservatório, a área de sopros pôde direcionar seu ensino intermediário e avançado exclusivamente à vivência da música clássica, fornecendo assim um extensivo preparo técnico-artístico que constituirá na capacitação dos instrumentistas para o aprofundamento em atividades sinfônicas, cameristas e como solistas.

bottom of page