Orquestra
Tocando a
Vida
Sobre Nós
A Orquestra Tocando a Vida foi criada em fevereiro de 2014 como um conjunto de cordas, a pedido do Regente da banda do Município Paulo Guarany, com o intuito de somar-se à banda Municipal de São Gonçalo para transforma-la no que hoje é, uma Orquestra de Sopros, em uma Orquestra Sinfônica. Esse conjunto foi montado pelo Professor e Diretor do Conservatório de Música Carlos Gomes Jackson Prevot. (https://cmcg1948.wixsite.com/cmcarlosgomes)
Infelizmente esse projeto não foi à frente por falta de verba do Município, e não aconteceu a contratação dos músicos que estavam ensaiando.
Sob a regência do maestro Israel Menezes, continua desenvolvendo vários projetos em busca de um patrocínio e hoje conta também com alguns instrumentos de sopros que participam dos ensaios e programações da Orquestra.
Esse nome, Tocando a Vida, surgiu de um projeto de mesmo nome que vem sendo realizado em São Gonçalo desde 2007 também dirigido pelo professor Jackson Prevot, que dá oportunidade a crianças carentes que não tem condições, de estudar música.
Desde 2014 a Orquestra Tocando a Vida tem realizado vários concertos e acompanhado solistas em apresentações em eventos culturais, alguns de renome Internacional como o do flautista americano Mathew Krejci no concerto realizado na Academia Lorenzo Fernandez. No repertório da Orquestra constam músicas de filmes e música de concerto do período barroco até o contemporâneo.
Maestro Israel Menezes
Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ ,-Universidade Federal do Rio de Janeiro-onde foi professor substituto por 4 anos, fez cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernst Read Music Association (ERMA).Teve como principal professor de Regência no Brasil, Roberto Duarte de quem foi por 9 anos assistente, e na Inglaterra, Noel Long e Andrew Charity Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial , e levando por diversas vezes programas inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras . Tem Regido orquestras na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia. É Fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata (www.orc.art.br) desde 1986 e da Orquestra de Câmara do CSVP, Niterói-RJ. Membro de Júri de diversos concursos nacionais e Internacionais entre eles, Jeunesses Musicales em Bucarest, Romênia, é também membro Titular da Academia Nacional de Música ocupando a cadeira nº 80.
Em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela Associação Brasileira de Artes ,Cultura e Educação-ASBACE- com a “Comenda Carlos Gomes” e em Fevereiro de 2016 promovido a Chanceler Internacional pela mesma instituição.
Eleito Membro efetivo da Academia Luminescência Brasileira, ocupando a cadeira 97 ,tomou posse em Jabuticabal-SP em 11 de setembro de 2015.
Desde Agosto deste ano é Professor de Regência de Orquestra do Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música.
Henrique Eduardo - Spalla
Nascido no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos na Escola Nacional de Música da UFRJ. Graduou-se em violino nas turmas de Hilda Saraiva e Norma Cupertino. Integrou a Orquestra de Câmara da Casa do Estudante do Brasil, com o Maestro Nelson Nilo Hack; a Orquestra Sinfônica Juvenil da FUNARJ, com o Maestro David Machado; e Orquestra de Música Brasileira, com o Maestro Roberto Gnattali.
Atualmente, integra a Orquestra Petrobras Sinfônica, e eventualmente, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, como músico convidado. Participou ainda, como professor do Projeto Aprendiz, realizado pela Prefeitura Municipal de Niterói.
Jackson Prevot - Viola
Fundador e Presidente da OTV
Iniciou seus estudos musicais em 1985, na Oficina de Música de Niterói com a professora de violino Nicole Lerch especializando-se no método Suzuki. Formou em 1994, pela UNIRIO no Curso de Graduação em Música, modalidade Bacharelado no violino, na classe do professor Paulo Bosísio.
Em 1993, entrou para a Escola de Música da UFRJ, sob a orientação do professor Michel Bessler na classe canto da professora Lydia Podorolski.
Integrou alguns grupos musicais como o Coral de Câmara de Niterói, a Camerata Philarmonia (Antiga Orquestra de Câmara de Niterói), sob a regência de Roberto Duarte, Camerata Philharmonia Antiqua, Orquestra Britten, Duo Prevot e La CaPella Simplici. Ainda criou o Coral e da Banda Tocando a Vida do CIEP Brizolão 415 Miguel de Cervantes.
Na área docente trabalhou com Orquestra de Flauta Doce, Orquestra de Cordas e Musicalização, Iniciou o projeto Coro e Orquestra nas Escolas em Niterói (atual Aprendiz), participou como professor até 2005.
Fundou o projeto Tocando a Vida em São Gonçalo em 2007, vem Musicalizando com: flauta doce, leitura e escrita musical, violino, viola, violão, teclado, grupos e orquestra de câmara.
Em fevereiro 2014 fundou a Orquestra Tocando a Vida
Desde 2004, é Diretor do Conservatório de Música Carlos Gomes (Curso Livre e Técnico – Formação Profissionalizante), em São Gonçalo onde atua também como professor de violino, viola, harmonia e de teoria musical.
Natália Gama - Pianista e Órganista
Sub Presidente da OTV
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade com a Professora Vânia D'Ângelo. Em 1980 muda-se para Recife e com 10 anos de idade passa a estudar no Conservatório Pernambucano de Música, na classe de órgão do professor e Pe. Silvio MIlanez.
Em 1985 muda-se para o Rio de Janeiro e passa a Estudar piano com a professora Marli Vilella. Aos 15 anos começa a estudar piano com o professor Glauco Baptista, onde desenvolve a técnica e interpretação pianística.
Em 1993 integra a classe de órgão de tubos, no Curso técnico da UFRJ, na classe da profª. Simie Salgado.
Em 2004 assume a coordenação musical do Conservatório de Música Carlos Gomes, em São Gonçalo.
Atualmente leciona no Conservatório de Música de Niterói as disciplinas de: Teoria, Percepção, canto Coral, Musicalização Infantil e para a Terceira Idade, além de Piano, Órgão e Teclado.
Em 2012 assume o Cargo de Tecladista da Orquestra Municipal de São Gonçalo, apresentando-se por todo o município e estado do Rio de Janeiro.
Graduou-se em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Em 2015 retorna a UFRJ, para terminar o Bacharelado em Piano e órgão de tubos, nas respectivas classes dos professores, Alexandre Rachid e Inês Rufino.
Atualmente leciona no Conservatório de Música de Niterói as disciplinas de: Teoria, Percepção, canto Coral, Musicalização Infantil e para a Terceira Idade, além de Piano, Órgão e Teclado.
Atua também como Pianista especializada em Música de Câmara, apresentando-se com a Orquestra Britten, sob a regência de seu pai e Maestro, Nelson Gama. Apresenta-se em Duo, Trios e Quartetos, na companhia do Prof. Ivan Nirenberg da UFRJ.
Faz parte da direção do Projeto Social Tocando a Vida em São Gonçalo, onde desenvolve um trabalho sócio- musical com crianças e jovens em Comunidades de risco do Município.
Rafaela Camargo - Flauta Transversal
Secretária Execultiva da OTV
Formada na Escola Nacional de Música da UFRJ. Graduou-se em licenciatura em música. Integrou alguns grupos musicais como a Corporação Musical Amaral Peixoto com o Maestro Paulo Rabib, a Orquestra de Sinfônica do Villa Lobos com o Maestro Maestro Zdnek Svab e a Camerata Municipal de São Gonçalo;
Na área docente participa como professora do Projeto Aprendiz, realizado pela Prefeitura Municipal de Niterói. Também ministrou aulas no curso intermediário de música da UFRJ na disciplina de percepção musical como monitora.
Atualmente estuda Regência de Coral na UFRJ e faz Pós em Educação Musical e Ensino de artes pela Universidade Cândido Mendes.